A grande novidade é o Tecido Reciclado Pet, que além de diminuir o uso de algodão o que era lixo se transforma em roupa sem muitas tecnologias e processos.
Não são duas nem três grifes que estão adotando processos e matérias-primas sustentáveis. A nova vedete entre os estilistas parceiros da ecologia é o algodão orgânico, cultivado sem agrotóxicos ou fertilizantes artificiais.O que fez bastante sucesso com o jeans orgânico.
A novidade para o conforto da moda de roupas intimas para homens e mulheres, são os tecidos confeccionados com algodão orgânico. O algodãozinho orgânico é antialérgico no contato com a pele na medida em que não empregam em sua composição produtos químicos. A utilização de corantes naturais - e até mesmo a existência de algodões que já nascem coloridos - confere alternativas de cores aos algodões crus.
Sem falar das roupas feitas de cânhamo, erva que não necessita de pesticida para se desenvolver e produz um fio muito resistente. O resultado é um tecido fresco para o verão e confortável para o inverno.
Existem ainda os calçados feitos de lona e pneus reciclados da marca nacional Goóc já são sensação nas exclusivas Galeries Lafayette, em Paris. Além de beneficiar o meio ambiente, a empresa contribui para o desenvolvimento de Feira de Santana, cidade baiana onde fica a fábrica.

Em Nova York, por exemplo, existem lojas que só vendem peças feitas com fibra de milho,soja, bambu e, pasme, até maconha. Tem também bolsas e sapatos de couro de tilápia, um peixe de água doce. Quem diria...
Até a fina seda entrou na onda da ecologia com o cultivo artesanal dos casulos. Seus resíduos são reaproveitados como insumos agrícolas e os casulos rejeitados pela indústria são utilizados como matéria-prima para fiação de larguras variadas, também contribuindo para a redução do desperdício. Com o resgate de técnicas artesanais, onde a fiação é feita de forma manual, o processo de geração de renda para as comunidades produtoras.
A Redley e a Cantão, por exemplo, já estão antenadas e saíram na frente criando calças, shorts, camisetas e jeans recicláveis. O NOW - Natural Organic World garante às peças tingimento natural de pigmentos extraídos da flora brasileira, naturais não-poluentes e industrializadas em processos sócio-ambientais corretos. Infelizmente algumas tonalidades mais bacanas ficam de fora devido à essas técnicas de tingimento e a cartela de cores fica mais limitada, mas as cores básicas estão lá: o branco básico, azul anil para os jeans, verde, amarelo, vermelho e até um rosa!
A grife Osklen também apresentou peças feitas de fibra de carbono e um tênis masculino fabricado com couro de peixe.
Dentro do conceito de sustentibilidade foi criada uma bolsa para simbolizar a preocupação de cada indivíduo com a situação ambiental atual. A bolsa, confeccionada em Denim resinado, foi lançada com a intenção de que cada pessoa deixe de utilizar saquinhos de plástico dos supermercados e utilize a bolsa que é reutilizável.
Entre as matérias-primas certificadas estão tecidos reciclados ou reutilizados, tecidos em algodão orgânico, couros alternativos (de peixes ou vegetais), fibras naturais, tecelagem natural e látex natural da Amazônia.É possível produzir roupas tanto usando substâncias alternativas quanto nocivas à saúde. Mas o que realmente importa é uma nova postura. Afinal de contas, chique é Ser Consciente!


Nenhum comentário:
Postar um comentário